quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

A Obesidade e suas consequências

Fonte: Instituto Chioro


Neurologista, especializado em nutrição, fala sobre as grandes dificuldades de superar a doença.



A população mundial está cada vez mais obesa e, exatamente por isso, é muito comum encontrarmos diversos métodos de emagrecimento que prometem fazer milagres. Contudo, na maioria das vezes, as pessoas se esquecem de que eliminar os quilos a mais não tem relação somente com a estética, e, sim, com a saúde do seu organismo.

As doenças ligadas à obesidade, em geral, são silenciosas. De acordo com o neurologista Sidney Chioro, existem dois tipos de gordura: a epidérmica, que é encontrara em quase todas as partes do corpo, e a visceral, que oferece grandes riscos à saúde por estar diretamente ligada às vísceras. Esta é mais profunda e produz substâncias nocivas ao nosso organismo.

“A gordura visceral, localizada na barriga, representa um grande perigo aos obesos e pode causar doenças como a diabete tipo 2 e a hipertensão arterial. Há evidencias de que a gordura abdominal aumenta o perigo de câncer de cólon, além de acumular gordura no fígado, o que pode evoluir para cirrose hepática”, destaca o especialista. 

E os danos da obesidade não param por aí. Eliminar os quilos a mais suprime também os problemas de saúde decorrentes. Porém, chegar ao peso ideal nem sempre é uma tarefa fácil. Muitos iniciam uma dieta e não conseguem terminar, e os que conseguem alcançar o peso desejado, em geral, voltam a engordar. “Isso acontece porque quando precisamos que nosso cérebro atue como magro, ele funciona, ainda, como o cérebro de uma pessoa gorda,” explica Chioro.

Por isso, a escolha dos alimentos e a prática de exercícios físicos é a única receita para quem quer combater ou prevenir a doença. Mudar os seus hábitos faz com que o seu organismo se adapte a um novo estilo de vida. Os benefícios são muitos, pode apostar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário